No último dia 05 de Dezembro, no qual comemora-se o aniversário da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), o membro-fundador do escritório OKAA, Matheus Oliveira Klippert, foi galardoado com o prémio Dr. Plínio Corrêa de Oliveira, pelo seus estudos que culminaram no trabalho apresentado a júri, entitulado “Liberdade Religiosa e Religião Católica no Projeto de Constituição de 1823 e o seu debate na Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa do Império do Brasil”.
A cerimonia teve lugar no Colégio da Trindade da FDUC e contou com as intervenções do Reitor da Universidade de Coimbra, professor Dr. Amílcar Falcão, e dos vice-reitores professor Doutor Alfredo Dias, professor Doutor João Nuno Calvão e da professora Doutora Paula Veiga, representando a direção da Faculdade.
Para celebrar os 200 anos da primeira constituinte eminentemente luso-brasileira, Matheus Klippert direcionou seus estudos ao texto do projeto apresentado e debatido na Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa de 1823 bem como às notas taquigráficas que registraram os diferentes fundamentos e preocupações do legislador constituinte à época. Segundo o autor, “se hoje o Brasil é o país com mais católicos do mundo, não é obra do acaso. O catolicismo não apenas empurrou os portugueses ao mar para descobrirem o Brasil, como também foi instrumento para manutenção dos mesmos grupos sociais no poder, e assim perpetuação de uma identidade nacional que, em 1823, logo após a independência, ainda estava se formando”.
O trabalho ainda foi citado pelo orientador de Matheus no Mestrado em Direito e ex-diretor da FDUC, professor Doutor Rui Manuel de Figueiredo Marcos, em evento realizado no Congresso Nacional, em Brasília, no mês de Novembro, nas celebrações dos 200 anos da Constituinte.








