Matheus Klippert recebe o prémio Dr. Plínio Corrêa de Oliveira

No último dia 05 de Dezembro, no qual comemora-se o aniversário da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), o membro-fundador do escritório OKAA, Matheus Oliveira Klippert, foi galardoado com o prémio Dr. Plínio Corrêa de Oliveira, pelo seus estudos que culminaram no trabalho apresentado a júri, entitulado “Liberdade Religiosa e Religião Católica no Projeto de Constituição de 1823 e o seu debate na Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa do Império do Brasil”.

A cerimonia teve lugar no Colégio da Trindade da FDUC e contou com as intervenções do Reitor da Universidade de Coimbra, professor Dr. Amílcar Falcão, e dos vice-reitores professor Doutor Alfredo Dias, professor Doutor João Nuno Calvão e da professora Doutora Paula Veiga, representando a direção da Faculdade.

Para celebrar os 200 anos da primeira constituinte eminentemente luso-brasileira, Matheus Klippert direcionou seus estudos ao texto do projeto apresentado e debatido na Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa de 1823 bem como às notas taquigráficas que registraram os diferentes fundamentos e preocupações do legislador constituinte à época. Segundo o autor, “se hoje o Brasil é o país com mais católicos do mundo, não é obra do acaso. O catolicismo não apenas empurrou os portugueses ao mar para descobrirem o Brasil, como também foi instrumento para manutenção dos mesmos grupos sociais no poder, e assim perpetuação de uma identidade nacional que, em 1823, logo após a independência, ainda estava se formando”.

O trabalho ainda foi citado pelo orientador de Matheus no Mestrado em Direito e ex-diretor da FDUC, professor Doutor Rui Manuel de Figueiredo Marcos, em evento realizado no Congresso Nacional, em Brasília, no mês de Novembro, nas celebrações dos 200 anos da Constituinte.

Abrir WhatsApp
EUROPA FACILITADA
Olá, 👋
Como podemos te ajudar?